por Stan Nussbaum
Discussões recentes no novo fórum Motus Dei sobre novos movimentos cristãos sinalizaram o problema de que tão poucos membros dos movimentos estavam participando da rede de pesquisa. Até agora, são quase todos homens de fora, homens brancos como eu. Um escreveu:
Estou em contato com vários movimentos que podem. . . querem entender e estar mais bem equipados para fazer pesquisas. Eu não acho que nenhum deles estaria interessado em movimento de pesquisa do tipo que ajuda o mundo a saber quantos movimentos existem ou quais podem ser suas características, por isso apenas dois grupos de líderes concordaram em participar agora e talvez mais outros dois em projetos no passado. Minha sensação ao ler os tópicos aqui e os tipo de pesquisa que estão sendo propostos. . . tratam das necessidades internas dos movimentos para seu próprio crescimento e saúde.
A discussão trouxe de volta memórias de meus 24 anos na Global Mapping International (GMI) e nossa luta constante para explicar nosso ministério, porque “pesquisa missionária” significava coisas muito diferentes para grupos diferentes. Eu ofereço a seguinte tipologia de “pesquisa missionária” na esperança de que possa ajudar os leitores do boletim CMIW a se explicarem, bem como promover uma maior atenção a um tipo crucial, mas negligenciado, de pesquisa missionária.
Vamos classificar a pesquisa missionária pelas lacunas que a estão impulsionando. Para simplificar, menciono apenas quatro tipos comuns:
1. Uma lacuna no discernimento de um líder local ou organização sobre o que fazer a seguir;
2. Uma lacuna em um conjunto de dados estratégico;
3. Uma lacuna na literatura acadêmica;
4. Uma lacuna na lista de verificação de um doador.
A lacuna 1 é a lacuna negligenciada mencionada anteriormente. A lacuna 2 são PNAs (povos não alcançados), mapeamento de línguas, etc., que o GMI foi inicialmente projetado para servir. A lacuna 3 é o mundo acadêmico. A lacuna 4 é a pesquisa avaliativa, cada vez mais comum.
O problema crítico na comunidade de pesquisa missionária hoje é que os quatro tipos de pesquisa são isolados. Estrategistas e mobilizadores ocidentais veem que a lacuna 2 é abordada. Acadêmicos ocidentais cuidam da lacuna 3. Os doadores ocidentais exigem atenção à lacuna 4. Mas os "líderes locais" estão fora de sincronia com o Ocidente em todos os três pontos:
• Sua mobilização é baseada mais nas redes sociais do que na geografia;
• Eles querem estudos de caso curtos e úteis em vez de dissertações intocáveis sobre tópicos específicos;
• Eles querem uma avaliação que soe fiel às realidades locais, não uma avaliação em termos das categorias de estrangeiros.
Por que os líderes locais não promovem pesquisas que abordam a lacuna 1 eles próprios? Porque é um tipo desconhecido de "pesquisa missionária". O que eles sabem sobre pesquisas que abordam as lacunas 2, 3 e 4 não lhes servem. Será que nós envolvidos em informações para missões podemos ajudar esses líderes locais a imaginar uma pesquisa para a lacuna 1?
Estou iniciando algumas tentativas, uma delas é para pesquisas experimentais que os líderes locais constroem por si próprios (em inglês). O outro é um possível projeto de micro-pesquisa em quatro países africanos, com foco em tópicos de pesquisa atualizados mensalmente por um grupo de líderes em cada país.
Há também sinais encorajadores de que o tipo 3 está alcançando o tipo 1. Por exemplo, a declaração de missão do Oxford Centre for Mission Studies inclui, “responder às questões identificadas pela igreja [grifo meu] com pesquisa oportuna, estratégica e rigorosa.” Estou menos otimista em relação aos outros dois tipos, mas ficaria feliz se eu descobrisse que estou errado. Vamos ver como podemos estimular um ao outro em direção a mais pesquisas sobre a “lacuna 1”.
“O que você acha?”
Boletim “O que você acha?”. Texto publicado no boletim trimestral da Comunidade Global focada em Informações para Missões. No Volume 11, Número 1, Janeiro 2021. Veja todo o boletim em https://www.globalcmiw.org/pt-br/cmiwbulletin.