[ editar artigo]

Levantando mantenedores ou parceiros missionários

Levantando mantenedores ou parceiros missionários

Qualquer estratégia de captação de recursos deve estar estruturada em pessoas físicas, ou seja, irmãos e irmãs que, cientes do chamado daquele missionário e, encorajados por Deus, decidem apoiá-lo financeiramente.

A tarefa de mobilizar mantenedores implicará em vencer barreiras como o medo, a falta de tempo, a vergonha, dentre outros obstáculos (Leia aqui o artigo "O que pode atrapalhar o levantamento de sustento missionário?").

Entretanto, há uma metodologia bem simples para quem está iniciando essa atividade de levantamento de mantenedores, buscando futuramente trabalhar no campo missionário.

Trata-se da metologia VIC (vínculo, interesse e capacidade), criada pelo americano Hank Rosso, (LAI - Linkage Ability and Interest), que consiste na pesquisa e seleção de potenciais parceiros.

Após relacionar seus potenciais mantenedores, você deverá aferir uma pontuação de 1 a 5 para cada item do VIC, permitindo com que você identifique previamente aquelas pessoas que possuem maior vínculo pessoal com você, maior interesse pelo seu trabalho missionário e, por fim, maior capacidade de investimento em seu ministério.

Isso ajudará você a empregar melhor tempo e energia na mobilização de parceiros, permitindo melhores resultados a curto prazo e fortalecendo cada vez mais o levantamento de sustento missionário.

Vale aqui citar o famoso Professor Michael J. Worth (2002): “Em primeiro lugar, recomendo que procure aqueles que você sabe que doarão; depois aqueles que não têm certeza se doarão, ou não, e mostre a eles a lista daqueles que doaram, e por último, procure os que certamente não doarão nada e apresente a lista dos que doaram, pois você pode ter cometido algum engano de avaliação e receber ainda alguma doação destes.”

Assista abaixo ao vídeo de como aplicar o princípio VIC.

Deus abençoe!

 

Captação de Recursos

Projeto Mazi
Rafael Bandeira
Rafael Bandeira Seguir

Administrador, mestre em políticas públicas e doutorando em administração. Presidente Executivo do Fundo Brasileiro para Missões, é professor e consultor em captação de recursos para organizações cristãs. Autor do livro "O Deus de Todo Recurso".

Ler conteúdo completo
Indicados para você