Projeto Mazi
Projeto Mazi
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
MobilizaçãoVOLTAR

Vocação e Missão: pessoal ou coletivo?

Vocação e Missão: pessoal ou coletivo?
Suzy Lopes
mai. 3 - 2 min de leitura
020

Vocação é um termo derivado do verbo no latim “vocare” que significa “chamar”.

Ronaldo Lidório vai enfatizar que a vocação de Deus é pessoal, intransferível e incontestável. Ou seja, a vocação é específica para cada um de nós. 

Logo, podemos dizer que a vocação é maneira pela qual Deus quer se expressar ao mundo através de nós. Ele já tem se revelado ao mundo, reconciliando consigo todas as coisas, mas Ele nos convida a sermos participantes disso, através da vocação que Ele designou a cada um de nós. 

Então, vocação tem a ver com você, mas tem muito mais a ver com Deus e com a Sua Missão. 

Deus está em missão. E Ele convida a igreja a ser um instrumento de Deus no mundo, revelando quem Ele é. Logo, sua vocação é específica, mas é coletiva. Pois somos parte do corpo de Cristo. 

Um dedo sozinho conseguiria cumprir sua função, se estiver fora do corpo?
E se o coração decidisse bombear sangue só para ele mesmo e deixasse de bombear sangue para o resto do corpo. O que aconteceria com o corpo? Morreria! Inclusive o coração. 
Somos parte de um mesmo corpo onde Cristo é o cabeça. Todos nós trabalhamos para sua glória, cada um com o seu papel, contribuindo para o funcionamento de todo o corpo.

"Longe disso, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função" (Efésios 4.15-16).

Cada um de nós tem uma função. Somos diferentes uns dos outros, porém se andarmos sozinhos não conseguiremos desempenhar a nossa função no corpo. Precisamos ser parte do TODO. 

A vocação não se resume a nós mesmos. Somos pedras vidas que compõem o edifício de Deus.

"Vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo" (1 Pedro 2:5).
"Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus" (1 Coríntios 3:9).

Logo, a vocação é pessoal e singular, mas é também coletiva. Porque só conseguimos exercer quando estamos conectados com o corpo de Cristo. 

 

Participe do grupo Mobilização e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você